quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Fechamento Dezembro/2017 - R$ 22.382,17 (+R$ 9223,69) + Metas 2018

Olá poupadores!

Mas que mês sensacional para as finanças amigos! Para os loucos corajosos que investiram em Bitcoins e Altcoins o retorno está sendo muito bom, e sinceramente, além das minhas melhores expectativas de patrimônio para esse ano (meu objetivo era chegar a R$ 10.000,00 em patrimônio, sendo otimista). Felizmente, consegui investir um pouco no mundo das cryptos um pouco antes desse bom de final de ano, e o resultado está sendo excelente até o momento.

Seguem os números até 31 de dezembro:

Poupança: R$ 2042,86
Tesouro Direto: R$ 829,92
Corretora: R$ 81,00

Bitcoin: R$ 4977,41 (0.1076 BTC)
Ethereum: R$ 5271,83 (2.16 ETH)
Litecoin: R$ 2215,55 (2.94 LTC)
OmiseGo: R$ 2361,70 (36.59 OMG)
Qtum: R$ 2763,75 (15.37 QTUM)
ArkR$ 1838,15 (79.22 ARK)

Fechamento do mês: R$ 22.382,17

Vou começar a dividir as postagem de fechamentos em categorias (assim como vários outros blogs fazem), para facilitar a escrita e o entendimento das postagens.



% de alocação nas moedas em Dezembro



Comparação entre a quantidade investida em cada categoria. Isso deve mudar em breve.

Finanças: Acabei aportando R$ 1300,00 em Altcoins esse mês (mas precisamente em ETH, OMG e Ark) e mais por volta de R$ 1000 na poupança por causa do 13º. O rendimento mensal  (e consequentemente aumento de patrimônio) foi ridiculamente alto por causa do boom que ocorreu no mundo das Altcoins em dezembro, onde tive ganhos expressivos com todas as moedas, principalmente com QTUM e LTC que dispararam. Acabei me desligando um pouco das notícias de cryptos pra manter a sanidade mental no começo do mês e acabei perdendo ótimas oportunidades como Railblocks e REQ, fazer o que. 

Também em janeiro, muito provavelmente vou retirar o valor inicial que eu investi (creio que em torno de 7 ou 8 mil reais) em crypto para recuperar meu investimento inicial e vou deixar o resto investido. Não é algo que eu planejava em fazer no início, mas tenho planos para esse ano e para o próximo onde vou precisar estar líquido e ter uma boa reserva financeira. Não posso ter todo meu dinheiro suado com o risco de virar de pó a qualquer momento estragando meus planos futuros. Posso até estar me contradizendo com meus outros posts, mas a verdade é que eu não esperava um retorno tão rápido (que me permite retirar o investimento inicial e ainda deixar uma boa parte alocada), e não acredito que ninguém deve investir aquilo que não está disposto a perder.


Exercícios: Conforme falei no último post, entrei na academia no final de novembro e continuei o hábito no mês de Dezembro. O maior benefício que senti atualmente foi o aumento na disposição no final da tarde, e me sinto um pouco melhor por estar fazendo os exercícios. Estéticamente não tive muita diferença, mas estou feliz com o resultado e com o hábito até então, pretendo continuar com esse hábito em 2018 pra manter a boa forma física e a disposição.


Estudos e Vida Profissional: Mês corrido no ínicio do mês onde precisei ficar até mais tarde durante vários dias para terminar as tarefas do dia, mas que foi equilibrado devido a completa falta do que fazer na semana entre o Natal e Ano Novo. Aproveitei esse tempo livre para aperfeiçoar meus conhecimentos durante o trabalho e tentar aprender cada vez mais coisas. Mês positivo e tranquilo no geral, em comparação com os outros.


Social: Saí algumas vezes apenas em Dezembro, assisti o novo Star Wars no cinema, e passei os feriados com a família, isso resume minha vida social no mês. Não tenho muitos amigos porque não vou muito atrás de planejar coisas (não sou de ficar chamando pra sair ou ficar incomodando a pessoa caso não me dê atenção), e sou introvertido por natureza. Isso é uma coisa que preciso melhorar um pouco em 2018 - até para poder melhorar as habilidades sociais na hora do networking, mas é algo que estou deixando a desejar por enquanto.

Aproveitando o post, vou fazer uma lista de posts para 2018, e pretendo acompanhar essas metas durante o ano.

Meta 1: Continuar indo na academia regularmente para manter a saúde em dia melhorar a forma física.
Já expliquei acima os benefícios que senti apenas nesse último mês, e não quero parar a academia dessa vez como fiz nas últimas vezes, perdendo todo o progresso conquistado. Apenas o aumento da disposição em si já é justificativa suficiente para continuar indo.

Meta 2: Aportar regularmente, buscando chegar no mínimo aos R$ 15000 de aportes no final do ano
Meta relativamente fácil de ser alcançada, considerando que meu aporte de R$ 1500 seja mantido durante o ano, porém, pretendo ter alguns gastos extras esse ano, como tirar habilitação de carro (acho um absurdo ter que pagar quase R$ 2000,00 para tirar habilitação, onde em países desenvolvidos como os EUA esse processo é muito mais rápido e barato), mas infelizmente esse é um gasto necessário porque não é sociavelmente aceitável uma pessoa com mais de 20 anos sem habilitação. Também pretendo fazer ao menos uma viagem internacional esse ano (talvez duas), o que não é nem um pouco barato. Apenas nessa brincadeira devem ser gastos por volta de R$ 6000,00, o que são quase três meses de salário (sim, eu ganho pouco pros padrões da finansfera), por isso o objetivo é aportar no mínimo R$ 15000 esse ano, mas é claro que o objetivo é aportar o máximo possível.

Meta 3: Focar nos estudos e no trabalho
Embora eu não ganhe muito (pelo fato de não ter muita experiência), tenho "sorte" da área que eu trabalhe ter bastante demanda, e conforme eu vou ganhando experiência a tendência é aumentar o salário. O maior objetivo ao focar nessa meta é conseguir um aumento de salário, e me tornar um melhor profissional com melhor empregabilidade no futuro. 

Como pretendo fazer isso? Estudando no tempo livre no trabalho (coisa rara, mas que uma hora ou outra acontece), seguindo blogs da minha área no meu tempo livre (quem sabe criar um meu para aumentar a visibilidade), ler livros da minha área no meu tempo livre, etc. Gosto razoávelmente do que faço, e gosto de fazer um bom trabalho, então pretendo focar bastante nesses itens durante o ano. É trabalhoso? Sim. Mas é algo que a maioria das pessoas não estão dispostas a fazer, o que me já me coloca na frente de muita gente. Quero aproveitar os fatores que eu tenho ao meu favor (tempo e disposição) e focar para melhorar minha habilidade de fazer dinheiro, até porque é isso que vai me trazer conforto (e a sonhada IF!) no futuro.

Tenho diversas outras metas na minha cabeça, mas não acho que vale a pena detalha-lás igual as outras que prioridade, até porque senão vira bagunça. Mas entre elas estão: planejar melhor os gastos e aportes (é rídiculo eu ter um blog há mais de três meses e eu não saber o valor exato do aporte de cada mês), comentar mais na blogosfera e fazer ao menos duas postagens mensais, ler mais livros, dormir mais cedo, otimizar meu tempo, melhorar no violão/guitarra, etc. Como disse, são metas clichê, mas que ainda sim são importantes.

E por hoje é isso pessoal. Considero que 2017 foi um bom ano pra mim. Foi um ano de muito trabalho e aprendizado. Terminei minha graduação, finalmente dei início a minha carreira profissional (desconsiderando estágios que pagam miséria), não fiz nenhuma decisão muito idiota (como comprar um carro em 60x como muitos jovens fazem), fiz uma viagem legal nesse meio tempo, comprei uma guitarra (que não foi uma boa decisão financeira, mas me traz alegria), consegui me aperfeiçoar um pouco no violão (quem sabe até posto alguns áudios durante o ano), tive um boom no meu patrimônio graças as cryptos, me ajudando a acelerar o início da acumulação de patrimônio, então só posso ser grato por todas essas conquistas, e que venha muito mais em 2018!

Feliz ano novo!


 

5 comentários:

  1. Legal.
    Gostei da consciência em realizar lucros nas cryptos. Fiz isso, tirei o lucro e deixei o resto pro futuro.
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a decisão sensata a se fazer, o problema agora é que nāo quero me desfazer de nenhuma das cryptos que comprei... Vou dar uma esperada pra ver se aparece alguma boa oportunidade pra vender por enquanto.

      Abraço.

      Excluir
  2. Também pretendo retirar meu investimento inicial em crypto para ficar tranquilo em relação a isso. Suas duas viagens internacionais vão fica em torno de 6k só? Coloca uma margem maior pq sempre tem gastos extras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão Sonhador, acabei esquecendo de eventuais gastos extras, mas que sempre ocorrem.

      Na verdade já tenho milhas suficientes pra uma viagem internacional de ida e volta em baixa temporada, que acabei comprando em uma promoção ano passado e ficou por volta de 1.7k.

      Nesse caso teria que pagar apenas as taxas que ficam por volta dos R$ 500,00, e os outros custos da viagem como alimentação, passeios, e gastos extras. Também não vou precisar pagar pela estadia já que ainda tenho contatos por lá, então isso já deixa à viagem muito mais viável financeiramente.

      Abraço.



      Excluir
    2. Nossa, que beleza, os maiores gastos é transporte e hospedagem e vc já está tirando os dois de letra! Muito bom!

      Excluir